10 de jul. de 2010

Hoje, tudo pode acabar em Pizza!!!

Ao contrário do conhecimento popular a pizza começou com os egípcios Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. Assim a novidade foi para na Itália. E, bem antes que o mundo conhecesse o significado da palavra globalização, os italianos espalharam essa iguaria pelos quatro cantos do planeta.

A pizza, iguaria universal nada mais é que uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno por um pizzaiolo.

Há exatos 25 anos é comemorado o Dia da Pizza. E, neste ano, a data cai bem em um sábado, que é o dia da semana preferido pela maioria para saborear este prático e delicioso disco de massa, molho e queijo. E nós, os baianos além do acarajé, caruru e vatapá, também adoramos pizza. Para comemorar esse dia nada melhor que preparar uma pizza deliciosa e saboreá-la com a família. E para não ficar com a consciência pesada, que tal uma massinha light?

Pizza é sempre uma delícia! Experimente esta receita com o recheio de sua preferência e dê mais sabor ao seu dia!

MASSA LIGHT DE PIZZA

Ingredientes

1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 pitada de sal
15 gramas de fermento biológico
¾ de xícara de água morna

Modo de preparo

Desmanche o fermento na água, misture à farinha e ao sal e amasse até ficar bem macia. Coloque dentro de um saco plástico e deixe fermentar até dobrar o volume. Depois, é só dividir a massa em 6 pizzas brotinhos e rechear de acordo com a sua preferência.

Rendimento: 6 porções
115 Kcal

Ou ainda, uma receita diferente e com o sabor tão gostoso quanto daquelas pizzas que já fazem parte da sua dieta!
PIZZA DE ARROZ SELVAGEM
 

Ingredientes

Massa

1 tablete de fermento em pó biológico
1 colher de chá de adoçante dietético em pó próprio para forno e fogão
1 xícara de chá de água morna
3 colheres de sopa de margarina cremosa sem sal
1 colher de chá de sal
1 xícara de chá de arroz selvagem bem cozido
2 xícaras de chá de farinha de trigo

Cobertura

2 xícaras de chá de escarola fatiada
1 colher de café de azeite de oliva
½ colher de café de sal
150 gramas de queijo minas ralado em ralo grosso
100 gramas de peito de peru defumado cortado em cubos
2 tomates cortados em rodelas
Orégano a gosto

Modo de preparo
 Massa

Misture o fermento com o adoçante, a água morna, a margarina e o sal. Adicione o arroz e a farinha de trigo até obter uma massa firme que não grude nas mãos. Deixe crescer em lugar aquecido por 1 hora. Abra a massa em uma mesa enfarinhada e forre o fundo de uma forma de pizza. Leve ao forno médio (180º C) por cerca de 30 minutos.

Cobertura

Refogue rapidamente a escarola no azeite, tempere com o sal. Coloque sobre a massa da pizza e cubra com o queijo e o peito de peru. Enfeite com o tomate, salpique com o orégano e leve ao forno por 5 minutinhos só para aquecer. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções
215 Kcal


Fonte: wikipedia.com.br / suadieta.uol.com.br/Receitas
As imagens, textos e poemas deste post., estão hospedados na própria Internet. Caso alguém sinta- se lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato que daremos os créditos ou tiramos a postagem do ar. Desde já, agradecemos à compreensão e colaboração de todos. Obrigada.

3 comentários:

Sandra disse...

BOA TARDE!!!

A DISTÂNCIA NOS PERMITE ESTAR SEMPRE JUNTOS NESTA VITRINE VIRTUAL E COMPARTILHAR MOMENTOS MUITO BONS. POR ISSO AGRADEÇO DE CORAÇÃO A SUA PRESENÇA; COMO É BOM TER VC COMO AMIGO VIRTUAL E ESTAR PRESENTE NESTA ESTAÇÃO, CHAMADA BLOGSFERA-INTERNET- BLOGS, NÃO IMPORTAO IMPORTANTE É QUE ESTAMOS AQUI, NESTA SINTONIA, NESTA MAGIA, QUE SEMPRE NOS UNE.
É UM LAÇO QUE NOS UNEM PELOS BONS SENTIMENTOS.
FALAR DE AMIZADE É FALAR DAS CONQUISTAS A CADA DIA. GANHAR UM NOVO AMIGO É TER A CERTEZA QUE A VIDA CONTINUA EM SUA PLENITUDE. ULTRAPASSANDO AS FRONTEIRAS SEM LIMITES, SEM MEDOS, SEM PRECONCEITOS. SIMPLESMENTE AMANDO E CONQUISTANDO. NÃO IMPORTA SUA RAÇA COR, CREDO, FÉ. O IMPORTANTE É ESTAR AQUI E DIZER O QUANTO NOS ADMIRAMOS, NOS RESPEITAMOS E AMAMOS. OFEREÇO A VC UM LINDO E BELO SELINHO DA NOSSA AMIZADE CONQUISTADA. CURIOSA AMA VC. POR ISSO UM SELO EU TE AMO, PARA SELAR AINDA MAIS AS NOSSAS FRONTEIRAS, A NOSSA AMIZADE.
CARINHOSAMENTE,
SANDRA

CURIOSA!
AGRADECE IMENSAMENTE A SUA AMIZADE E ASSIM COMO MEUS DEMAIS BLOGS.
OBRIGADA PELA SUA CONFIANÇA E RESPEITO. ADMIRO MUITO VOCÊ!!!!

VENHA SEMPRE, ESTAREI SEMPRE TE ESPERANDO.

Curiosa da Vida disse...

Delícia de receita ....
Pobre de mim, gaúcha, como amnte a forma no inver, especialmente neste que está fazendo um frio danado ....
quando fizer essa pizza, te falo .. beijos, querida ..

Anônimo disse...

Olá, boa noite.
Parabéns pelo blog, esta excelente.
gostaria de saber se voce esta interessada em parcerias, estou sempre a procura de seguidores, amizades, parceria, etc.
aguardo seu contato.

Postar um comentário